segunda-feira, fevereiro 26

A Central Nuclear

A energia nuclear, à semelhança de grande parte das outras energias produzidas, é produzida em centrais próprias, com as suas características próprias.
Uma central nuclear é uma instalação industril empregada para produzir electricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioactivos que através de uma reacção nuclear, produzem calor.
Este calor é empregado por um ciclo termodinâmico convencional para mover um alternador e produzir energia eléctrica.
As instalações nucleares são construções muito complexas devido às diversas tecnologias industriais empregadas, e devido ao elevado grau de segurança que é adoptado. A energia nuclear, além de produzir energia eléctrica também produz resíduos nucleares que devem ser isolados em depósitos impermeáveis durante um longo tempo.Por outro lado, os reactores das centrais nucleares não produzem gases tóxicos, que é a característica da combustão dos combustíveis fósseis.

Em meados dos anos,o mundo tinha aproximadamente 450 centrais nucleares em 30 países diferentes, centrais essas que produziam 1/9 da produção anual de electricidade. Actualmente, na Europa, dispõem de centrais nucleares, países como a Espanha, a França, a Bélgica, a Alemanha, a Holanda, a Hungria, o Reino Unido e a Suécia.

2 comentários:

Miguel Barrios Payares disse...

esto es tremendamente interesante

Anónimo disse...

muito bem... aqui deixo o meu comentário...

Ta,bém estou a fazer um trabalho sobre as centrais nucleares e acho o vosso texto muito compreendedor dos prós e contras deste tema...

Com a promessa de vos vir visitar mais vezes
Uma leitora com esperanças de uma boa nota...

08/02/2009